terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Falando Nisso...

Bem, aproveitando-me da matéria citada na minha postagem anterior, venho lhes fazer uma pergunta: -Quem é que nunca disse um palavrão?!








Meu sobrinho de 2 anos diz "caralho" o tempo todo. Os palavrões foram banalizados há muito tempo e hoje são usados por todos...quem é que nunca disse um palavrão sequer?! Mesmo que tenha sido aquele "merda" sussurrado depois de um tropeço, mas o palavrão existe e está presente em nosso dia-a-dia até como verdadeira demonstração de afeto, como em grupos de amigos, Oi "cú", por exemplo.
Mas eu realmente quero chegar na seguinte questão, porque essas "palavras feias" se denominam PALAVRÃO?. Ao meu ver palavrão seria uma palavra grande, extensa, como inconstitucionalissimamente ou Pneumoultramicroscopico-ssilicovulcanoconiótico. Talvés se denominam palavrão porque os efeitos que elas causam é grande...na verdade não sei o porque, a única coisa que sei é que eu os pronuncío consciente e inconscientemente e VIVA AOS PALAVRÕES que são a forma mais natural de explicar um sentimento intenso, seja ele de raiva, amor, ódio, angústia, dor ou paixão!
Mas...e os famosos gestos obscenos? Definidos como crime no Art. 233 do Código Penal brasileiro?.




Esses é melhor discutirmos em outra hora!

Síndrome de Tourette!


Em 1° Lugar quero parabenizar a revista Super Interessante pela publicação da matéria "A Ciência do Palavrão", uma das melhores matérias já publicadas pela revista, na minha opinião, quem se interessar pode ler a matéria na íntegra clicando no título dessa postagem!
Mas vamos lá...Você já ouviu falar em síndrome de Tourette?! No filme "Quem é morto sempre aparece" é fácil entender, o filme aborda o assunto com muito humor sem deixar de nos alertar para essa doença!
RESUMO: Essa doença faz as pessoas passarem a ter tiques nervosos o tempo todo. E, às vezes, mais do que isso. De 10 a 20% dos pacientes ficam com uma característica inusitada: não param de falar palavrão. Isso mostra que, sem o gânglio basal para tomar conta, o sistema límbico se solta todo. E os palavrões saem como se fossem tiques nervosos na forma de palavras.
Interessante não é?!!!